quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

LAISSEZ-PASSER Coming-soon-trailer




Paris, 3 de março de 1942. A Continental, uma empresa alemã de cinema dirigida pelo dr. Greven e que produz filmes franceses desde 1940, é o reflexo da armadilha na qual o país caiu: será que é possível continuar trabalhando ali como se nada tivesse mudado ? Estar protegido dentro da boca do lobo ? Ou as pessoas deveriam se recusar a colaborar e partir?


O filme traça os caminhos de dois homens cujos destinos estão interligados. O primeiro, Jean-Devaivre (Jacques Gamblin), assistente de direção, entra para a Continental com o propósito de camuflar sua atividade clandestina na resistência. É um homem de ação, inconseqüente, impulsivo e ousado. O outro, Jean Aurenche (Denis Podalydès), roteirista e ao mesmo tempo poeta, luta para recusar qualquer oferta de trabalho vinda dos alemães. É um homem reservado, ávido, questionador, dividido entre as três amantes. Acima de tudo, ele é uma testemunha, que entra na resistência no momento em que pega na caneta para escrever.

Em torno deles, giram vários outros personagens- submissos ou rebeldes. Alguns lutam, outros colaboram, mas, na França ocupada, todos lutam contra a fome, o frio e outras privações, para sobreviver.

Este filme é dedicado a todos os que sobreviveram àqueles tempos.

* Premiado no Festival de Berlim 2002 (Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora)
 
Um bom filme, com um bom roteiro, além de mostrar belas cenas de bikes da época, principalmente uma speedy usada pelo ator principal. Acho que essa magrela merecia uma indicação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante. Ah, o nome do filme que vi em DVD no Brasil é "Passaporte para a vida". Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a cicloviagem que você nunca deixaria de fazer?