sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sete roteiros de aventura

Galera, estou me divertindo e viajando quase que literalmente com um livro que por acaso encontrei na Livraria Cultura do Paço Alfandega, trata-se de "Sete Roteiros de Aventura - viajando pelo mundo numa bike" de José Antonio Ramalho, Ed. Gaia.

Nada melhor que uma excelente leitura com belíssimas fotos nessa época de fortes chuvas. Vejam um resumo extraído do Olavo Bikers/SP.

Em abril de 2007 a Editora Gaia publicou de um dos mais versáteis escritores brasileiros, o jornalista José Antonio Ramalho, a obra Guia da Montain Bike. Livro em que o autor ensinava o leitor interagir com uma bicicleta. Na ocasião da entrega dos originais, ficou apalavrado que um segundo livro seria publicado, dessa vez com o autor sugerindo viagens de longo percurso em cima de uma bike. Ele que, naquela ocasião, já havia feito o Caminho de Santiago da Compostela e planejava alguns outros. Autor e editora cumpriram a promessa. Sete roteiros de aventuras – viajando pelo mundo numa bike é o livro que a Editora Gaia acaba de levar às livrarias. “O mundo visto a partir de uma bicicleta tem um ritmo só seu. Nenhum outro meio de transporte propicia a intimidade, a mobilidade e a simpatia oferecidas por uma bicicleta. A sensação de liberdade, o vento acariciando seu rosto e a certeza de que você é o dono do seu destino são algumas das primeiras sensações que a bike oferece”. Com esta frase Ra malho convida o leitor a refazer com ele o roteiro de sete viagens feitas a bordo de uma bicicleta por vários continentes No Himalaia Ramalho pedalou 1.100 km entre a capital do Tibete, Lhasa, até Katmandu, no Nepal. Foi o primeiro brasileiro a pedalar até o acampamento-base do Everest, a 5,2 mil metros de altitude. Por meio de cenários cinematográficos, refez sua viajem ao Marrocos, e dessa vez, pedalando. Pedalou também no Chile, no deserto de Atacama; na Patagônia, onde seguiu a partir do Chile; na Rota Romântica da Alemanha; nas savanas da África do Sul, com suas paisagens que lembram os programas da National Geografic e na vizinha Buenos Aires a capital européia mais ao sul do planeta. As 90 páginas do livro, totalmente ilustradas com excelentes fotografias, do próprio Ramalho, que também é fotógrafo, remetem o leitor a uma belíssima viagem, mesmo que seja imaginária. No entanto, o propósito do autor é fazer que os leitores utilizem as informações do livro como fonte de inspiração para realizar os próprios sonhos. Com um gostinho de “quero mais”, ao fechar o livro, o leitor vai se lembrar que na apresentação José Antonio Ramalho promete outros livros, contando sua experiência no Caminho de Santiago e no Expresso do Oriente, a pedalada entre Paris e Istambul.

2 comentários:

  1. Oi Paulo, sempre visito o teu blog. E hoje por coincidencia tinha visto essa sugestão de livro ao pesquisar no google, antes de vir aqui. Agora fiquei ainda mais curiosa para conferir. Valeu a dica.

    Adriana Cavalcante

    P.S: Em tempo, nos conhecemos desses passeios com Tatu - tenho uma dobrável Dahon, vermelha.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, foi você que levou uma queda feia na avenida Boa Viagem em um desses pedais do Tatu!?? Como vc está???

    ResponderExcluir

Qual a cicloviagem que você nunca deixaria de fazer?