sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estrada Real 5º dia 18/09/11

Neste dia recordo que foi bem tranquilo até chegarmos em Traituba que é tão somente uma vila que se originou de uma Fazenda de mesmo nome que tem uma estória bem interessante. Contam os historiadores que seu proprietário, à época, isso "no começo do séc. XIX, propriedade de João Pedro Diniz Junqueira que por ser amigo da corte, sempre recebia a visita do imperador D. Pedro I. Sua Majestade tanto gostava da região que o Sr. João Pedro, resolveu constuir uma belíssima casa para poder recepcionar não só sua majestade, como também toda a corte. A construção demorou por volta de 10 anos. Após terminada (1831), trancou-se o portal principal para que fosse aberto só com a chegada de D. Pedro I. Sua Majestade nunca mais teve condições de vir à região por causa dos problemas no final de seu reinado. Com isto a família convencionou em abrir o portal no dia do casamento da primeira filha nascida na casa. Outra decepção, durante duas gerações inteiras nenhuma moça nasceu e o portal ficou fechado por mais de cem anos, quando em 25 de maio de 1988 D. Luiz de Orleans e Bragança retribuiu a visita de seu ancestral."

                           Isto posto, ao chegarmos nessa região não encontramos nenhuma pousada, estacionamos na igrejinha próxima a linha de trem e ficamos na dúvida se seguíamos até Carrancas a cerca de 28 kms, isto já no final de tarde, ou tentavamos nos hospedar na casa de algum sitiante caridoso, incialmente conseguimos que uma senhora nos recebesse, informação esta conseguido com algumas mulheres que preparavam deliciosas coxinhas nos fundos da igrejinha para uma festividade da paroquia.
                            Depois de consumirmos algumas coxinhas bem servidas com refrigerante seguimos para a casa da senhora, só que fomos recebidos pelo seu marido que disse que não tinha como nos receber e indicou sua irmã, D. Francisca, dona de uma mercearia, onde compramos o refrigerante. Sábio homem!! Ainda bem que ele não nos recebeu nos hospedamos na casa da D. Francisca, onde reside com seu esposo, cunhado, filho e sogro. Instalações franciscanas mas muito aconchegante. Tomamos um ótimo banho, nós e as magrelas, comemos bem e fartamente, e dormimos como anjos. Cedo da manhã partimos na nova jornada em direção à Carrancas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a cicloviagem que você nunca deixaria de fazer?